quarta-feira, 29 de abril de 2009

A capa da revista Veja dessa semana me chocou. Uma urna com um descarga. Jamais achei que uma publicação brasileira tivesse essa coragem.
A matéria principal, da capa, esculhamba a farra das passagens e até traz um fato histórico interessante, que foi o homicídio cometido pelo pai do Fernando Collor, elle mesmo, no plenário do senado.
Eu tinha até idéias interessantes para o post, mas o meu teclado enlouqueceu e está me exigindo força física para digitar. Talvez amanhã.
Angélica monstruosamente magra na capa da CRáudia. Assustei.

sábado, 25 de abril de 2009

Estou escrevendo pouco, lendo pouco. Minha vida se resume a trabalho, nos últimos dias. Isso não é legal, justo neste momento em que o blog tem registrado ótima "audiência". Desculpem pela ausência, leiam o que já foi escrito e comentem se acharem válido. Em poucos dias as coisas voltarão ao normal.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Recebi um e-mail com uma notícia bem assim: "Moranguinho, Maçã e Jaca posam nuas". Diante desta informação, eu cheguei a duas conclusões: 1) eu ficaria espantada se lesse alguma coisa a respeito dessas moças informando que elas posariam vestidas e 2) não se faz mas salada de frutas como antigamente.
E isso numa quinta-feira com a agenda lotada, véspera de uma sexta-feira dos horrores em termos de compromissos, como está prometendo ser.
Bom dia pra você também.

domingo, 19 de abril de 2009

A melhor notícia dos últimos tempos da história: parece, sem confirmação ainda, que localizaram o túmulo da Rainha Cleópatra. Para fechar o domingo um pouco mais aliviados, depois de tanta notícia ruim.

Bichinhos de Jardim, um dos melhores quadrinhos da net.
O Henderson, do Depokafé, publicou um ótimo post em 19/03 sobre São José, mas eu só li hoje. Vale a leitura, bem aqui.
O pai da menininha de Quem quer ser um milionário? está tentando vendê-la. Ele também quer ser um milionário, ué.
*
*
*
*
Em BH, em uma única semana, 5 mulheres jovens foram estranguladas e mortas, sendo 9, ao todo, no Estado.
*
*
Nunca vou deixar de me espantar com o ser humano. Nunca.
Eu tenho a ligeira sensação (na verdade, quase uma certeza) de que muitas coisas, não necessariamente boas, vão acontecer relacionadas ao meu trabalho. Estou verdadeiramente preocupada.
Tempo seco, garganta seca, nariz seco.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um dos apartamentos vizinhos aqui está em obras. A poeira do quebra-quebra se instalou no meu nariz de tal forma que parece que os pedreiros cimentaram as minhas cavidades nasais, e depois arrancaram a massa à picareta: está ferido e sensível. Que saco.
E o frio chegou em BH.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Eu vi no orkut uma comunidade em que os profissionais de enfermagem defendem que devem ser chamados de "doutor" por força de uma resolução do Conselho Nacional de Enfermagem. Juro que eu fiquei pensando se os enfermeiros, indispensáveis para o funcionamento de toda a estrutura dos serviços de saúde, não têm outras coisas mais importantes para se preocupar (e discutir no orkut).
*
*
Ontem na saída do expediente eu vi um escorpião amarelo passeando tranquilamente pela calçada da Rua Rio de Janeiro, com aqueles "braços" desproporcionais, totalmente alheio à crise internacional, ao preço da gasolina e à fatura do meu cartão de crédito.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ontem eu passei por uma experiência de catarse (acho que posso chamar assim) e coloquei pra fora sentimentos negativos aprisionados. Muitas lágrimas.
Acho que depois disso, umas questões que estavam mal resolvidas comigo mesma poderão ser retomadas de maneira mais fácil.
In nomine Iesu.

domingo, 12 de abril de 2009

Havia na fruteira 3 bananas caturra já muito maduras para serem comidas in natura. Fiquei com o coração apertado com a possibilidade de jogá-las fora. Fazer vitamina estava descartado. Então, eu vi a luz: o pote de açúcar mascavo.
Descasquei e piquei as benditas, pus na panela com algumas colheres de açúcar mascavo e levei ao fogo baixo. Depois de cozidas e ainda mornas (uns 10/15 minutos), comemos com sorvete de creme. O paraíso existe, pessoas.
A LuMa perguntou nos comentários a repeito da canjiquinha com moela da minha mãe. Lembranças, lembranças.
A canjiquinha é aquela de milho amarelo móido, acho que em outros lugares se chama quirera. Dá pra fazer doce também, mas nunca comi. No Espírito Santo o pessoal costuma chamar de péla-égua também.
Ela cozinhava com temperos mil na panela de pressão e fazia um caldo grosso. A moela era cozida à parte, previamente temperada com limão, alho, cebola, alfavaca. Depois ela acrescentava mais cebola, tomate, pimenta do reino e fazia um ensopado lindo. Daí, misturava com a canjiquinha já cozida e colocava todo o cheiro verde que estivesse disponível. Comíamos soprando a colher porque era muito quente. Um manjar dos deuses. Delícia.
Fomos passar uma parte do final de semana prolongado no Findumundistão. Na aventura, eu, marido e o Rafa, primo querido.
Localização no tempo: quinta-feira, 09 de abril.
Localização no espaço: BR 381 (BH -Valadares).
17h da tarde: Um trânsito do cão. Todo mundo teve a idéia de sair de BH na mesma hora.
18:30h: Parada extremamente necessária para enfrentar um pão com linguiça e requeijão num lugar onde vende ótimos defumados.
18:40h: Rosana "Como uma Deusaaaaa" entra na lanchonete com mais 3 pessoas. Ele é de estatura mediana, tem uns quadris assustadoramente grandes e o rosto cheio de cicatrizes, bastante castigado, aparentemente por cirurgias.
18:41h: Orientação de marido entre os dentes: "Não me faça vergonha".
18:42h: Eu me aproximo dela e digo: "Quando eu era criança, era muito sua fã".
18:43h: Descubro que chamei da mulher de velha e datada.
18:44h: Todos dentro do carro, de volta à estrada, rindo descontroladamente.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Chorei de rir!
Falando em comida:

Uma lista de pratos culinários horríveis (no sentido da apresentação).

Molho de tomate do Bellei.

O imperdível blog do Chef Julinho.

O indispensável blog das Rainhas.
O tempo passa.
Ontem comi pizza com a massa mais perfeita do mundo (já postei a receita aqui), "harmonizada" com Miolo Gamay 2008 (R$ 19 numa adega em frente ao Mercado Central de BH). Li comentários medianos e ruins a respeito desse vinho, mas fiquei intrigada e resolvi experimentar.
Ele tem aromas bem florais, pouco álcool (12%) e sem madeira. Vinho leve e quase inexpressivo sozinho.
De entrada, pão caseiro de tomate seco e alho, mussarela apimentada e azeite. Não foi uma maravilha com o vinho, acho que pela pimenta do queijo. Contudo, com a pizza (mussarela, parmesão de verdade, champignon, tomate pelado, manjericão e azeite) ele casou muito bem, ressaltou o sabor e o resultado foi bem legal.
Eu fico olhando para o painel de edição dos posts novos e não me vem nada à cabeça.
Então que finalmente hoje, depois de um ano (na verdade, são 7 dias, mas pareceu 1 ano), vou tirar os pontos da boca.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Eu tenho um problema muito sério e não sei como resolver. Aliás, eu até sei, mas não tenho cojones suficientes para ir atrás da solução: eu tenho medo de dirigir. Ah, e sou regularmente habilitada para tal.
Os pontos na minha boca me incomodam, e eu não posso fazer absolutamente nada quanto a isso.
O jornal trouxe tanta tragédia hoje que nem deu graça de ler.
Uma pena que não dá em nada, mas pelo menos alguém teve coragem de se manifestar.

Lula é processado por colocar culpa da crise em brancos de olhos azuis
Última Instância - 03/04/2009
Uma declaração polêmica pode levar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se explicar na Justiça. O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu nesta quinta-feira (2/4) uma ação em que um homem pede que Lula se retrate por ter dito que a crise econômica mundial foi “fomentada por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis”.
Clóvis Victório Mezzomo, o autor da ação, diz ter se sentido ofendido pessoalmente e quer que o presidente justifique porque as causas da crise mundial decorrem de “razões genéticas”, em uma postura que considerou racista.
Segundo o advogado do escritor, Adriano Mezzomo, o presidente Lula deverá prestar explicações formais perante o Supremo do porque "ser branco é pecado".
"Manifestações raciais não podem ser levadas na brincadeira. Nossa Constituição Federal veda qualquer tipo de discriminação", diz o advogado, que é filho do autor da ação.
Para ele, atribuir a culpa de uma crise ecnômica global a um fator genético e a uma etnia é uma afirmação no mínimo "equivocada".
A reportagem de Última Instância entrou em contato com a Presidência da República, que por meio de sua assessoria disse preferir, por enquanto, não se manifestar.
O STF informou que a relatoria do processo ficará a cargo do ministro Celso de Mello. Ainda não há previsão de julgamento ou de notificação do presidente Lula, que se encontra em viagem no encontro do G20.
Clóvis Mezzomo é autor do livro "Da Sua Vida e dos Seus Sonhos", em que conta como enfrentou a falência de sua empresa e dá dicas de como sair da crise financeira.
Olhos verdes Brasileiro de ascendência italiana, Mezzomo diz ser branco de olhos verdes, e quer saber por que “uma raça ou etnia portadora de genes recessivos é culpada pela crise internacional, mais especificamente a ‘gente branca, de olhos azuis’”.
Na ação, o escritor, jornalista e consultor empresarial diz ainda que nasceu em Caxias do Sul, tendo sido criado em Estância Velha, também no Rio Grande do Sul. Ele alega que trabalhou desde a infância cercado por homens e mulheres de “pele branca e olhos azuis”, que teriam contribuído para o desenvolvimento da região tanto quanto negros índios e descendentes de europeus ibéricos.
Mezzomo destaca que a legislação brasileira refuta categoricamente a prática de racismo, a começar pela própria Constituição Federal.
Ele cita na petição de Interpelação Judicial o preâmbulo e o artigo 5º da Carta Magna, pelo qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e o inciso XLII, para o qual “a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”.
Minha.boca.está.toda.costurada.fiz.cirurgia.na.gengiva.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Estou sem computador em casa, de modos que o fim de semana será sem posts. Até segunda.
Mais uma manifestação sem pé nem cabeça sobre o caso Daslu:

O secretário da Fazenda paulista, Mauro Ricardo Costa, afirmou ontem que achou "pouco" a condenação de Eliana Tranchesi, dona da Daslu, a 94 anos e seis meses de prisão, e disse que quem sonega "deveria ser pregado na cruz". (Da Folha).

Já instalamos a pena taleban (ou taliban, como queiram) no Brasil?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Preso homem que matava inspirado em seriados, diz polícia
01 de abril de 2009 • 20h00 • atualizado às 20h41

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na última terça-feira um homem acusado de assassinar três pessoas, incluindo sua namorada, inspirado em séries policiais de televisão. Sérgio Alexander Dias Casadio, 35 anos, disse à polícia que aprendeu nos seriados americanos Dexter e CSI as formas de cometer homicídios e de destruir provas.
Casadio teria seqüestrado as vítimas e as mantido em cativeiro antes de assassiná-las. A primeira delas foi Orly Barbosa de Alencar. Ele teria sido abordado pelo suspeito no dia 26 de novembro de 2008, próximo ao Alameda Shopping, em Taguatinga, e levado a um cativeiro, no bairro Vicente Pires. A namorada de Casadio, Rizia Rejane de Oliveira Alves, teria auxiliado no transporte da vítima. Segundo a polícia, após tentativas frustradas de pedido de resgate, Orly foi levado e Edilândia, em Goiás, onde foi morto. O corpo da vítima teria sido queimado.
De acordo com as investigações, poucos dias depois, em 3 de dezembro, Casadio seqüestrou Carlito Campinho Santos Sobrinho, 21 anos. Um policial militar, que também foi detido, teria auxiliado o suspeito. Eles teriam simulado uma colisão contra o veículo que a vítima dirigia e, ao sair do carro para verificar os danos, a seqüestraram. A polícia disse que o pedido de resgate de R$ 5 mil foi pago pela família, mas Carlito foi morto em 4 de dezembro, enforcado com um fio de eletricidade. Casadi teria lançado o corpo no rio Corumbá, próximo à cidade de Cocalzinho.
A última vítima de Casadio teria sido sua namorada e cúmplice nos crimes, Rizia Rejane. Segundo a polícia, ela foi agredida com um pedaço de granito e um vaso de cerâmica, em casa, no dia 2 de janeiro deste ano, por causa de uma divergência por conta de R$ 28 mil provenientes da venda de um terreno. O corpo dela teria sido queimado em Edilândia, onde foi encontrado o corpo da primeira vítima.
Ao ser preso, Casadio agradeceu à polícia e disse que não pararia de cometer crimes até ser pego. Ele deve responder por homicídio, extorsão e ocultação de cadáver e a pena pode chegar a 60 anos de prisão. (Redação Terra).
Doido demais.
Essa semana passou tão rápido que não tive tempo de pensar.
Tudo seria mais fácil se a consciência não gritasse.
Tia Batata mandou um e-mail contendo artigo de um dos assuntos que mais me interessa e fascina, o Papado e a Igreja Católica. Do e-mail, veio um debate e um post excelente em seu blog. Dá lá uma olhada.