quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Rosana Hermann publicou no Querido Leitor ontem uma carta da Federação Israelita repudiando a nota do PT sobre o conflito em Gaza, que vale a pena ser lida. O PT, em síntese, perdeu mais uma oportunidade de ficar calado, ante o profundo desconhecimento político e histórico dos fatos.
Durante anos, a imprensa cuidou de fazer parecer que os árabes eram os maus, feios e caras-de-mamão. Hoje (vide home page do jornal O Globo hoje) a tendência é mostrar os corpos das vítimas árabes, principalmente crianças e jovens, para fazer parecer que o Estado de Israel é o cruel da história.
Não é fácil tecer opiniões sobre o conflito. Não quero nem tentar. Na verdade, toda a leitura que se puder ter, principalmente de fontes o mais imparciais possível, vai nos ajudar a entender os argumentos dos dois lados. Uma coisa é certa, porém. A política de paz de Israel com a Autoridade Palestina permanece, o problema é com o Hamas.
Recomendo a leitura da obra do Ali Kamel, "Sobre o Islã". O livro, de fácil leitura e compreensão, joga uma luz sobre as questões históricas envolvendo o conflito no Oriente Médio.
A minha opinião, rala, burra e não solicitada, é que essa briga não acaba tão cedo.

Nenhum comentário: