domingo, 25 de outubro de 2009

Passados o susto e a raiva do furto do carro (não achado, obviamente), ontem recebemos visitas. C., M. e R., todos fofos e queridos. A imaginação não estava das melhores (nem a despensa, fim do mês tá aí), mas saiu um coração de alcatra com molho de cerveja preta e farofa de abacaxi que ficou bem bom.
Você pega uma peça de carne de 1,5 kg, mais ou menos e tempera com alho e sal. Eu usei coração de alcatra, que é magra (e eu tinha da geladeira, rs), mas dá pra fazer com outras carnes também. Daí você põe 1 fio de azeite na panela de pressão, aquece bem e sela a carne de todos os lados. Põe meio copo de água fervendo, 1 lata de cerveja preta à temperatura ambiente (eu uso Caracu) e 4 ou 5 cebolas cortadas em rodelas. Se tiver, pode colocar um galho de salsão com folha e tudo. O tempo de pressão vai da carne, da panela e do fogão; essa minha aí demandou 30 minutos. Abri, tirei a peça e embrulhei no papel alumínio. Peguei o molho da panela de pressão, pus em outra panela (pequena), corrigi o sal e deixei ferver uns minutos para apurar. Daí coloquei 2 colheres de sopa de farinha de trigo (previamente diluídas em um pouco de água), mexi bem e deixei ferver até engrossar um pouco (uns 15 minutos em fogo médio). Fatiei a carne e pus o molho.
A farofa de abacaxi leva manteiga, cebola e abacaxi picado, além de farinha amarela, tudo no olhômetro e da forma tradicional (refogar a cebola na manteiga, colocar o abacaxi e refogar mais um pouco; desligar o fogo e colocar a farinha aos poucos, até ficar com a aparência desejada - eu gosto com pouca farinha).
Fácil de fazer, tem pouca gordura e é muito bom.

4 comentários:

LuMa disse...

Já anotei, frô. Essa farofa de abacaxi inspira muita sofisticação, muito chique. A farinha deve absorver todo o sabor e aroma agridoce da fruta, né. Minha intuição diz que combina bem com essa carne de cerveja. (alcatra aquí custa 18 euros o quilo, fia, vou com a carne de segunda mesmo,rs...)

Adrina disse...

Eu geralmente faço com acém ou coxão duro. Fraldinha também fica muito bom, pois tem um pouco de gordura entremeada, o que a deixa macia e saborosa.

Anônimo disse...

ai meu jizuis cristinho, ler isso antes do almoço deixou jurema histérica! preciso achar um abacaxi pra farofa é agora.

cks disse...

ai, que deu fome agora.
eu só não curto essas coisas de misturar salgado com doce, mas já imaginei uma farofa com bacon, linguiça... nham!