terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tem dias que só uma massa com molho pesto te salva, principalmente naqueles em que você tem poucas opções na geladeira.

- O quê? Você não tem pesto na sua geladeira? Vamos resolver isso já.

Vamos esclarecer de início que essa é a MINHA receita, adaptada de outras que vi por aí, porque o pesto genovês original mesmo, só lá na Itália, estamos combinados.
A primeira coisa em que pensar ao fazer um molho pesto é no azeite. É muito importante que você use um azeite de qualidade; não precisa ser um italiano de 50 contos o vidro, mas um extravirgem é muito bem vindo, até porque eu penso que a gente pode economizar em produtos de limpeza, pegando marcas alternativas, mas NUNCA em comida.
Ao escolher um azeite, se for extravirgem, considere os que tem acidez menor que 0,7%. Acima disso, não é extravirgem, é enganação. Na faixa de 0,5% de acidez, opte pelo melhor custo, e taí uma boa escolha.
A segunda coisa em que você pensa é no elemento crocante: as castanhas. Se sua grana anda reluzindo na carteira, compre pinoles. Se não, castanha do pará ou de caju não fazem feio. Eu costumo usar destas, até porque nunca vi pinoles em supermercados aqui em BH.
A terceira coisa é em relação ao manjericão. Se você tem num vasinho ou horta, ótimo; senão, compre um punhado na feira, procurando escolher os que tiverem folhas de um tom verde bem bonito, sem manchas marrons. Lave bem os galhos, seque com papel toalha ou pano de prato e separe as folhas. É importante secar para o molho não mofar, cara-pálida.
O último problema a ser vencido é o recipiente que vai guardar o seu molho. Pegue um vidro DE VIDRO com tampa hermética; se não tiver, usa aquele de doce de leite que você guardou. Põe o vidro e a tampa dentro de uma panela com água o suficiente para cobri-lo (põe deitado, cara-pálida), leve ao fogo médio, e deixe ferver uns 5 minutos. Tira da panela sem se queimar e deixa secar naturalmente de boca pra baixo no escorredor. Se não secar completamente, termine o serviço com papel toalha.
Vamos à receita, para 250ml de molho, que pode ser guardado na geladeira por 2 semanas (se você não comer antes). Você pega 200ml do azeite que comprou e põe no liquidificador, com 3 dentes de alho, 1 colher de sopa de sal grosso e umas 4 ou 5 castanhas. Bate um pouco, tipo 30 segundos. Daí põe um punhadão de folhas de manjericão; se for medir, dá de 1 xícara e 1/2 a 2 xícaras de folhas, sem apertar, e bate mais uns 30 segundos. Põe no vidro (aquele) e guarde na geladeira.
Uma coisa que eu acho importante é colocar o queijo parmesão ralado somente no momento de utilizar, já sobre a massa ou o que você for consumir com o pesto, porque a tendência é o queijo mofar e fermentar seu molho, já que ele não tem conservadores.
É muito fácil e te salva do aperto. Também recomendado para bifes de peito de frango (que não tem gosto de nada), e o que mais você achar interessante.

5 comentários:

cks disse...

eu nunca comi molho pesto.
mais uma pra minha lista de coisas que eu tinha vergonha de dizer.
:o(

LuMa disse...

Falou! Mondiê, sua pentelhação em fazer a coisa justa superou a dos italianos, hahahaha!!!!!

Perfeito, Adrina, perfeito. Vou te dar um tiquinho de dica, a coisa mais importante, já que se gasta uma graninha para prepará-lo e vc não vai querer jogar fora por causa de um mofo. Aquí se faz assim. Após colocá-lo no vidro, cubra o molho de um a dois dedos de azeite. É o azeite que não permite a bactéria de penetrar no molho. À medida que for usando e o azeite descer, acrescente mais para deixá-lo sempre coberto. Pronto, dura pra lá de um mês. Ah, limpe sempre o pesto que fica grudado na parede do vidro com papel toalha, pra que não nasça o mofo por lá tbém.

PS: Cobrir com azeite é válido pra qualquer coisa que mofa facilmente.

Adrina disse...

Adorei a dica, LuMa, e vou adotar.
Cauks, é facim de fazer, é bom demais.

Lídia disse...

Minha querida,como vc não é daqui de BH,não sei se vc conhece o Mercado Central.Lá,existe uma banca ótima, que vende temperos,castanhas,azeites,bacalhau,enfim uma variedade de coisas de boa procedência.Chama-se Banca Santo Antônio.Nessa banca vc encontra pinoles,os "olhos da cara",mas tem sim.
Bjocas.

Adrina disse...

Lídia, eu conheço o mercado, sim, trabalho quase em frente. Vou procurar essa banca. Obrigada!