terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Serviço de utilidade pública: a "trapaça" do creme de leite.

Crianças, creme de leite é um produto lácteo (dãh!) composto de leite + gordura de leite, esta última num percentual bem alto. Se o leite padrão de caixinha tem 3% de gordura, o creme de leite comercial pode ter até 35% de gordura (o chamado creme de leite fresco, que bate chantilly).
Pois bem. Há um tempo atrás eu percebi que grandes marcas de laticínios tem reduzido consideravelmente o percentual de gordura do creme de leite, seja ele de lata ou caixinha (só esclarecendo, a única diferença teórica entre os dois é que o de caixinha é homogeneizado, por isso você não consegue separar o soro).
Ontem, no supermercado, meus olhos quase caíram da cara, porque eu vi que o creme de leite da Nestlé está com ridículos 17% de gordura. Gente, esse percentual não deixa receita nenhuma dar certo, porque simplesmente não vai "engrossar" nem "endurecer" nada (sem duplo sentido, por favor). Outras marcas também baixaram muito o percentual, e só achei o Cemil, de caixinha, com 25% de gordura.
Isso acontece porque a gordura de leite custa mais ou menos 10 vezes o preço do leite. Assim, diminuindo a quantidade presente no creme, o restante pode aplicado em produtos mais lucrativos (como a manteiga, por exemplo, que tem cerca de 70% de gordura).
Diante disso, o que temos são as indústrias no empurrando um produto inferior pelo mesmo preço de um produto mais "concentrado". Nós só temos, então, uma saída, que é NÃO comprar esses produtos e reclamar MUITO com o fabricante.
Tem gente que acha que o povo é trouxa. Cabe a nós, portanto, mostrar a eles que isso não é verdade. PROTESTEM!

3 comentários:

naomi disse...

não sabia dessa. q feio, dona nestlé!

Tata Lombardi disse...

E o que fazem é anunciar como algo vantajoso. Marketing taí pra isso.

Tata Lombardi disse...

E o que fazem é anunciar como algo vantajoso. Marketing taí pra isso.