terça-feira, 16 de março de 2010

Ontem eu cozinhei 2 pacotes de costela de boi sem osso que estavam na geladeira, irmãos de um outro que já tinha preparado e postei a receita aqui (preguiça de procurar o link).
Como já estava temperada, eu selei a carne na panela de pressão com um fio de azeite, pus 500 ml de um vinho Malbec Club des Sommeliers que não é saboroso pra beber, mas bom pra cozinhar, 2 cebolas, 1 galinho de alecrim e umas folhas de manjericão. 40 minutos depois estava desmanchando. Tirei o excesso de gordura, guardei e potes e pus na geladeira, pois carnes assim salvam jantares pra quem tem pouco tempo durante a semana.
Tarde da noite rolou uma fome inesperada mas a minha geladeira está clamando por socorro, então aí entra o momento improviso. Peguei umas 100g da carne, desfiei e deixei ali do lado. Piquei também umas azeitonas pretas, folhas de majericão (sou viciada nesse negócio) e pimentas-biquinho pra dar uma cor.
Aí pus um fio de azeite na panela, dourei um pouco de tempero de alho e sal que tá sempre ali demonstrando sua amizade por mim na geladeira e refoguei uma xícara de arroz. Pus metade da água de praxe e, quando estava quase seca, pus os ingredientes que eu havia picado, coloquei mais água e deixei acabar de cozinhar em fogo baixinho, tampado.
Quando terminou, tava úmido mas bem soltinho. Mais um fio de azeite e a fome do casal de piratas somalis-albinos aqui ficou aplacada. Improviso, baby, é a chave do negócio.

2 comentários:

LuMa disse...

Mondiê, já pode abrir um bistrô! E num cantinho, vc abre uma escrivaninha pra comandar tbém os processos. Seus honorários são pagos com o pedido de menu :)

cks disse...

eu non sei fazer costela, acredita?
nem de boi e nem de porco.
:o(