quinta-feira, 8 de abril de 2010

Há um tempo atrás eu escasquetei com uma máquina de sorvete. Pesquisei, recebi algumas dicas e quis muito comprar uma da Hamilton Beach, mas é muito mais cara do que eu queria pagar. Achei uma genérica, chinesa, da marca Master Home e comprei.
A empresa Compra Fácil, que demora uns 10 dias pra entregar, me mandou uma máquina quebrada em no mínimo 30 pedaços. Reclamei, postei de volta e esperei quase 1 mês para ter a bendita, e isso depois de e-mail muito desaforados.
Bem, a máquina chegou e eu simplesmente não tinha espaço paara nada no meu congelador, que é pequeno. R., amado e zeloso marido, foi a Montes Claros e trouxe mais ou menos metade da produção anual de carne de sol da cidade, de modo que eu precisava esperar.
Anteontem, congelador semi-vazio (ainda tem carne de sol), pude colocar o disco de resfriamento da máquina para congelar (é assim que ela funciona) e tentei fazer um sorvete daques de pacotinho. Não deu certo, ficou uma droga e joguei fora, muito puta de raiva. Vim pra net pesquisar e achei muitas coisas legais no site La Cucinetta, que eu já leio há tempos e é incrível. Eu acabei criando a minha própria receita, com uma fusão de informações de sites que eu tinha pesquisado mais a receita de frozen yogurt do La Cucinetta.
Coloquei 4 potinhos de iogurte natural integral (800g ao todo), polpa de 1 maracujá (previamente batido e coado), 1 colher de sopa de stévia (adoçante) e 1 envelope de gelatina em pó sem sabor já dissolvido no liquidificador e bati um pouco. Deixei 40 minutos no congelador. Coloquei na sorveteira e deixei por 30 minutos.
Pelo que li por aí, a gelatina é necessária porque a receita não tem açúcar e é justamente esse ingrediente que conferiria a cremosidade do sorvete. O sabor ficou incrível, mas a consistência ainda deixou a desejar, apesar de ter ficado legal (apenas o fundo é que congelou), mas acho que é porque o disco não estava totalmente congelado. Eu não tenho freezer e acho que isso faz toda a diferença na temperatura e na consistência final no sorvete. Coloquei na geladeira num recipiente de aço inox e vou ver amanhã como fica.
Achei a proposta do frozen yogurt muito legal porque dá pra unir o sabor com a funcionalidade do alimento. Vou voltar a fazer o iogurte em casa em função do preço e da qualidade, pois usar sempre iogurte industrializado para fazer o frozen vai encarecer o processo. A minha forma de fazer é misturando um potinho de iogurte natural integral (procuro o de melhor qualidade e que esteja com a data de fabricação mais recente) com um pouco de leite para diluir. Aqueço um litro de leite integral numa panela até uma temperatura de mais ou menos 65º, que é quando você consegue deixar o dedo no leite por 10 segundos sem se queimar. Misturo o iogurte, tampo e coloco no forno desligado, preferencialmente embrulhado numa toalha ou algo assim (bolsa térmica também é legal) e deixo de um dia para o outro. No dia seguinte, tiro um potinho para ter como matriz e tá aí o seu iogurte. Com o passar do tempo, você vai apurando as bactérias e eliminando a química daquele primeiro iogurte (não se iluda, todos tem).
Depois eu conto como ficou o meu frozen yogurt de maracujá!

Um comentário:

Patricia Scarpin disse...

As receitas da Ana Elisa - todas - são deliciosas e os textos dela, idem!

Já fiz o frozen dela e é muito bom mesmo - tanto que todas as vezes comi tudo e nem fotografei pra pôr no meu blog. :)

Comprei a sorveteira da hamilton beach há um ano e três meses e valeu cada centavo. Espero que você se divirta bastante com a sua nova aquisição!

Beijo!