domingo, 4 de abril de 2010

Sou muito fã de pratos únicos porque facilita muito a vida da amiga, irmã, caléga e companheira que vai cozinhar, seja para uma duas, ou dez pessoas. Os motivos são vários: economiza tempo, calorias, ingredientes e principalmente, louça suja.
Eu tenho alguns dos meus pratos únicos preferidos, e um deles em fiz de duas formas, neste feriado. O receituário brasileiro diz que o nome é escondidinho, mas como eu fiz adaptações muito pessoais, não sei se podemos manter o nome; em todo caso, vai aí a receita dos dois escondidinhos, de camarão e carne de sol.
O de camarão eu fiz descongelando uma embalagem de camarão médio de 500g, já cozidos. Comprei cozidos por acaso, mas facilitou muito a minha vida. Descasquei, lavei, espremi um limão por cima, lavei de novo, escorri e mantive na geladeira. Piquei fininho uma cebola pequena, um alho-poró (só a parte branca), um pedaço de gengibre de mais ou menos 2x2cm. Refoguei bem com um pouco de azeite e abaixei o fogo, para cozinhar por 3 minutos. Coloquei os camarões, 1 colher de sobremesa de páprica doce, mexi por um minutos e desliguei o fogo. Espalhei numa travessa refratária. Detalhe: raspe bem mas não lave a panela para não desperdiçar o sabor que ficou nela!
Para fazer o creme de mandioca, coloquei 200 ml de leite no liquidificador e mais ou menos 300g de mandioca cozida e bati até desfazer. Coloquei lá naquela panela "suja" de tempero com 1 caixinha de creme de leite e mexi em fogo médio por uns 3 minutos, ou até o creme engrossar. Atente para o fato de que, se o creme engrossar demais, é impossível mexê-lo, então não pode ficar muito tempo no fogo, senão você terá uma argamassa, não um creme.
Espalhei o creme por cima dos camarões, cobri com parmesão ralado na hora a gosto e levei ao forno quente para gratinar o queijo. Dá para 4 pessoas com acompanhamentos (arroz, salada), mas os piratas somalis aqui comeram puro mesmo.
Hoje eu fiz com carne de sol, e o processo do creme é exatamente o mesmo. A carne (500g) é originária de Montes Claros, e é conhecida também como carne de sal, e não precisa ser demolhada, mas tem o sal na medida certa. Piquei em tirinhas finas, refoguei com um pouco de azeite, acrescentei 1 cebola picada bem fino, 1 dente de alho picado, 1 talinho de salsão picado, 2 colheres de sopa de pimenta biquinho (não arde) e 1 colher de sobremesa de colorau. Deixei fritando um tempo (não sei quanto), até a carne estar macia. Montei como o anterior, finalizando com parmesão, e dessa vez servi com arroz com alho frito.
Tenho a dizer que a minha dieta foi arrasada, mas, olha, a gente suja 1 única panela para fazer e fica muito, mas muito bom! Faz aí e me conta.

Nenhum comentário: