sábado, 29 de maio de 2010

Hoje tem canjiquinha com moela, prato clássico da minha infância e adolescência em dias frios. Pega um papel e anota a receita aí, cara-pálida.
Você compra 500g de moela (de frango, lógico) de preferência fresca, dá uma conferida geral, tirando possíveis resíduos de pele amarela e gordura, pica em pedaços que você ache que poderia comer de colher, sem precisar de garfo e faca, lava bem com vinagre e todos aqueles procedimentos que você faz com frango. Aí escorre e tempera com alho, sal, pimenta do reino e o que mais você gostar. Põe um fio de óleo na panela de pressão, deixa esquentar e põe a moela pra dar aquela refogada básica. Depois, coloca água o suficiente para cobrir, 1 colher de chá de colorau e tampa. O tempo de cozimento varia de acordo com a panela e o fogão; aqui pra mim são 30 minutos.
Depois desse tempo, você põe 1 xícara de canjiquinha, mais ou menos 1,5l de água quente e os temperos que gostar: cebola, tomate sem pele picado ou extrato de tomate, sei lá, vai pondo aí o que você gosta e corrija o sal, porque, né, sem sal não dá. Mais uns 15 minutos de pressão e você terá uma bela panela de carinho de mãe fumegante, que você vai comer com um fio de azeite e pimenta biquinho (que não arde), se gostar.
A minha tá pronta ali na cozinha e eu vou lá comer. Beijofazaí.

Nenhum comentário: