sábado, 4 de setembro de 2010

Hoje tem receita!
Já tem um tempinho que não faço nada além do básico do básico, e nem sou muito de doces, mas hoje eu fiz um negócio de ficou absolutamente ótimo: flan de coco com geléia de menta.
Você vai pegar 100g de coco ralado sem açúcar e hidratar com 3 ou 4 colheres de sopa de água quente. Se você for uma alma desprendida que quer colocar coco fresco, raladinho ali na hora, fica melhor ainda, mas não conte comigo, ok? Bom, aí você vai preparar 1/2 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor, de acordo com as instruções da embalagem, lembrando de dissolver muuuito bem para não sobrar grumos no fundo.
Joga no liquidificador o coco hidratado, a gelatina, 1 vidro de leite de coco, 1 caixinha (200ml) de creme de leite e 1 caixinha de leite condensado (270g) e bate bem. Se estiver usando coco fresco, não ponha para bater, apenas misture no final. Divida em 4 ou 6 recipientes de sobremesa e leve à geladeira. Quando já estiver firme, você põe 2 colheres de sopa cheias de geléia de menta num recipiente e um pingo de água quente, mexendo até ficar um pouco mais rala e cubra os potinhos de flan. Eu usei geléia de menta da Queensberry porque 1) era a que tinha na geladeira 2) ficaria menos doce e também refrescante 3) queria um lance diferente, mas você pode usar outra de sua preferência; geléia de goiaba deve ficar ótima.
Outra opção é usar formas e desenformar num pratinho bacana, despejando a "calda" de geléia na hora de servir e decorando com folhinhas de hortelã se você tiver. Fica bonito, custa pouco e é uma delícia. Faz aí e me conta.

Nenhum comentário: