domingo, 10 de outubro de 2010

Eu fui uma criança fácil de alimentar porque, à exceção de beterraba e bacalhau (que eu ainda não como), comia de tudo. Existem alimentos, porém, que eu só experimentei depois de adulta porque não era hábito consumi-los na casa da minha mãe: lentilha, rúcula, beringela, dentre outros.
Eu descobri que sou uma apaixonada por lentilha, gosto muito mais do que gosto de feijão (o que não é assim grande coisa, passo muito bem sem ele). Divido com vocês então uma das minhas preparações preferidas com lentilha.
Você pega 1 xícara e meia de lentilha e deixa de molho por 1 hora mais ou menos. Daí pega 300g de toucinho de barriga com carne, corta em cubos (pede pro açougueiro cortar em fatias pra facilitar) e tempera com alho, sal, pimenta do reino e suco de 1 limão. Põe 1 fio de óleo numa panela de fundo grosso e quando esquentar levemente, coloca o porco já temperado. Vai mexendo para ir fritando e dourando por igual, com máximo cuidado porque espirra. Quando estiver já dourado, escorra o excesso de óleo, coloque a lentilha escorrida, 1 cebola em cubos, dá aquela refogada, acrescenta água quente suficiente para cobrir e ultrapassar mais uns 2 dedos, põe o tomate pelado picado grosseiramente, tampa e deixa cozinhar em fogo médio até a lentilha ficar macia.
Enquanto isso, você faz um arroz branco ou mesmo uma polenta (fica ótimo). Quando a lentilha já estiver macia (mas antes de desmanchar), você acrescenta cheiro verde (muito, de preferência) e serve acompanhado de molho de pimenta à parte para quem gosta.
Depois de comer de forma mal educada, você procura a cama mais próxima e dá aquele cochilo, né, porque, vamos combinar que merecemos.

Nenhum comentário: