sábado, 12 de novembro de 2011

Preparei, a pedido do R., um sal de ervas para o meu sogro, como um jeito de tentar frear um pouco o consumo desenfreado de sódio do velho, que anda com a pressão completamente avacalhada.
Preparei com as ervas que sempre tenho à mão e que compro no Mercado Central de BH, mas creio que você possa usar o que tiver à mão, nas proporções que mais lhe agradarem.
Usei 2 colheres (sempre de sopa) de gergelim branco, 2 colheres de salsinha desidratada, 2 colheres de cebolinha desidratada, 2 colheres de chimichurri desidratado, 1 colher de alho frito desidratado, meia colher rasa de pimenta calabresa e seis colheres de sopa de sal.
Coloquei metade do sal e fui colocando as ervas aos poucos, batendo e sacudindo o liquidificador para formar um pó uniforme. Depois de bem batido (uns 3 ou 4 minutos de trabalho), misturei o resto do sal. Encheu um vidro de azeitona (daqueles de 200g) e rende bastante. Pode ser usado para temperar ovos, saladas e carnes também, na mesma proporção de uso do sal puro, com a vantagem de se agregar muito mais sabor e bem menos sódio.
Aproveitei o embalo e peguei 3 pedaços de funghi secchi que estavam dando mole e triturei também no liquidificador com 2 colheres de sal. Virou um sal funghi cheiroso que não sei ainda no que usarei, mas o Google tá aí pra isso mesmo.

Nenhum comentário: