terça-feira, 20 de outubro de 2009

Descobri há pouco tempo dois blogs que falam do cenário buteco-gastronômico de BH. Um é do Eduardo Girão, que é jornalista do Estado de Minas, e outro, é do Augusto Franco, ligado ao jornal Hoje em Dia. Os dois são bem legais e, até o momento, foram os únicos que encontrei sobre a cidade.
Pegando carona num post recente do blog do Augusto, eu comentei brevemente sobre as escolhas do guia Veja BH. Ele próprio critica a repetição dos mesmos vencedores em categorias como "fim de noite", já que o Bolão foi o único ganhador até hoje. Eu fui neste bar poucas vezes, e posso dizer que não tenho vontade de ir novamente. Serviço péssimo, cerveja quente, comida gordurosa (destaque especial para o tropeiro sem gosto).
O guia indica muitos bares e restaurantes muito simples, ruins ou que ainda estão começando, com destaque para um bistrô pretensioso do qual falei um dia esses aí. Um bar bacana que eu tenho frequentado ficou de fora, então preciso falar dele, o Spetim.
A casa é simples, com mesas de madeira e plástico, e está localizada numa rua paralela à Av. Cristiano Machado, no bairro Silveira, atrás do McDonalds (Não sei o nome, mas é fácil de achar). O bar tem atendimento excelente com garçons solícitos e simpáticos, variedade boa de cervejas nacionais e importadas (servidas em copos adequados, diga-se de passagem) e comida bem gostosa, além de preços muito honestos. O tropeiro e o torresmo à moda da casa (barriga de porco frita bem sequinha acompanhada de farta farofa de abobrinha) são de comer de joelhos. Até a trilha sonora da casa é legal, com MPB da boa em volume civilizado.
Fico pensando como um bar ruim como o Bolão não dai da lista de ganhadores e um lugar legal como o Spetim nem foi mencionado. Acho que é mais fácil premiar o que está na moda do que dar mérito ao que realmente vale a pena, o que é lamentável.

4 comentários:

LuMa disse...

São apenas 8 e meia da manhã e já fiquei ouriçada com esse torresmo à moda da casa. O nome do boteco é muitcho mineirinho, o que já me inspira. Vem cá, Adrina, a Veja tem dessa de publicar quem barganha uns 'jabás', ou coloca publicidade cara nas suas páginas, não acha?

Adrina disse...

Não sei se rola jabá, mas acho que os jurados são muito influnciáveis pela "moda", fora que eles não precisam ir a todos os estabelecimentos para votar!

Anônimo disse...

aquele tal de boteco são bento de sp que gerou uma antipropaganda gigante na internet é indicado pela veja como um dos melhores. dá pra confiar?

spetim disse...

opa bom dia
sou um dos proprietários do Spetim e só hoje vi o seu post relacionado ao nosso estabelecimento. Muito obrigado pela descrição generosa da nossa casa, ficamos muito felizes!