terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sábado compramos uns abacaxis lindos e, depois de suco (com e sem hortelã) e consumo in natura, ainda ficou grande quantidade dos ditos, que estavam bem doces e maduros. Pedi socorro à mãe, via embratel, e saiu um bolo bem lindo, com gosto de infância.
Você pega um tabuleiro de tamanho médio (o meu é redondo), joga uma xícara de açúcar, meia de água e põe direto no fogo baixo para fazer uma calda em ponto de fio. Desliga e espalha a calda pelas laterais do tabuleiro também, senão não desenforma, mas sem se queimar, né? Assim que esfriar, você cobre o fundo com fatias finas de abacaxi, arrumando aí do seu gosto. Liga o forno a 180º e deixa aquecer.
Põe na batedeira 3 ovos inteiros e 1 colher imensa de manteiga (hipocrisia a uma hora dessas não dá), batendo até virar um creme. Joga aí 2 xícaras de açúcar (eu uso 1 de açúcar branco e outra de mascavo), 3 xícaras de trigo, 1 colher de sopa rasa de fermento em pó e 3/4 de xícara de leite. Bate mais um tempo até ficar uma massa bonita, bem uniforme. Não sei o tempo, vê aí do seu jeito. Despeja essa massa no tabuleiro, põe no forno e uns 30/40 minutos depois (de acordo com o seu forno) você tem um bolo lindo, molhadinho pelo abacaxi que cozinha e pela calda que derrete. Espera esfriar e vire em um prato. Faz um café rapidinho e chama uma pessoa querida para te ajudar nesse sofrimento.
Eu, se fosse você, ia comprar um abacaxi agora.

2 comentários:

LuMa disse...

Já vou batizar de "Bolinho da Mãe", deixa chegar o verão aquí e encontrar abacaxis na feira.

Anônimo disse...

quando meus tios vinham de brasília/df pra cá, era obrigatório eles pararem no meio do caminho e encher o portamalas de abacaxi mineiro. não tem igual.