sábado, 20 de março de 2010

A receita da melhor massa de pizza do mundo eu já postei aqui, e com ela já fiz um monte de coisas, umas boas e outras que não deram certo. Ontem eu acertei a mão ao fazer 2 calzones, com uma única receita da massa, e ficou muito bom.
Bom, preparei a massa como de costume (procura aí a receita). Peguei um punhado de shitake seco que compro no Mercado Central e hidratei com um pouco de água quente. Depois de uns 20 minutos, coloquei um pouco de azeite e 1 colher de manteiga numa panelinha, um dente de alho fatiado e meia cebola fatiada bem fino. Mexi um pouco e coloquei o shitake já hidratado e espremido. Refoguei por uns 10 minutos, acrescentei sal marinho e desliguei.
Ralei um pedaço de mussarela (não vem você me pedir medida, hein?), piquei um pedaço de uns 50g de gorgonzola; piquei também uns tomates pelados e lavei folhas de majericão.
Dividi a massa em duas partes. Abri em um formato mais ou menos quadrado e na primeira espalhei um pouco do suco do tomate pelado, o shitake, mussarela, tomate pelado e azeite. Fechei e dobrei as bordas, torcendo um pouco pro recheio não vazar. Na segunda, espalhei também suco de tomate, coloquei o gorgonzola, a mussarela e o manjericão.
Coloquei os dois em tabuleiros separados sobre uma pitada de farinha de trigo pra não grudar, passei um pouco de azeite em cima e deixei descansando mais ou menos 1 hora pra esperar R. chegar da faculdade.
Liguei o forno no máximo, deixei esquentar uns 10 minutos e coloquei a primeira, de shitake, que assou por uns 15 minutos mais ou menos. Enquanto comíamos a primeira, assei a outra do mesmo jeito e acompanhamos com cerveja Paulistânia puro malte (muito boa).
Confesso que gostei bem mais da primeira, até porque eu amo shitake e não sou muito fã de gorgonzola (acho forte demais), mas a segunda também ficou boa.
Acho que se for precedido de entrada e/ou servido com uma salada, dá pra alimentar 3 pessoas normais, mas no nosso caso foi perfeito, porque comemos sem acompanhamentos e somos um casal de piratas somalis-albinos. :)
Uma sugestão de jantar leve e muito rápido, cara-pálida. Larga de ser preguiçoso e já pra cozinha. Dá pra fazer com zilhões de recheios.

Nenhum comentário: