segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Todo ser vivo que habita a Terra está programado para se reproduzir. O objetivo principal da luta por alimento, da melhoria da aparência, dos rituais de formação de sociedades é, unica e exclusivamente, de manter o DNA do indivíduo (e da espécie, por consequência) ativo por aí. É assim com vírus, cogumelos, passarinhos, gatos e, porquê não, humanos.
Um belo dia na longa História Natural, o homem descobriu que o sexo, além de fins reprodutivos, também poderia ser uma fonte de prazer, um belo passatempo (imediatamente após isso, surgiu a culpa, mas isso fica para outra hora). Assim, além dos golfinhos e dos chipanzés, se não me fala o meu profundo (como um pires de café) conhecimento em biologia, o ser humano é uma das espécies que pratica o sexo não apenas para fins reprodutivos, mas também para alcançar prazer, dele e o parceiro.
A evolução seguiu e o ser humano notou que muitas vezes ele não conseguia um parceiro, mesmo que já conseguisse tomar banho, vestir roupas e escovar os dentes. Percebeu também que arrastar o parceiro à força nem sempre era uma boa idéia mas, olha que esperto! talvez com presentinho as coisas ficassem mais interessantes e então não faltou mais nada para que se criasse (ou descobrisse) o infindável mundo do sexo pago.
Esse tema perturba a minha cabeça há anos. Já falei aqui no blog que sou incomodada pela prostituição e pela venda da imagem do corpo para fins de entretenimento sexual. Recentemente a @_bani me indicou um vídeo sobre as prostitutas da Praça da Luz, em São Paulo; mulheres mais velhas que se dedicam ao comércio do corpo desde que eram garotas; fiquei estarrecida e confesso que chorei. Ontem vi um documentário chamado “Pornô dos Outros”,um TCC de 12 minutos contendo entrevistas realizadas com nomes famosos do pornô nacional , como Vivi Fernandez, Rogê Ferro, Márcia Imperator e Pâmela Butt. Fora isso, li a dissertação de mestrado da Maria Elvira Diaz Benitez, sobre a produção de filmes eróticos no Brasil e que virou livro recentemente.
Estou pensando realmente em começar um trabalho de pesquisa mais dedicado, até pra ver se esse comichão passa, mas sei de pouca bibliografia sobre o assunto. Então, vamos combinar assim: se você tiver uma dica de documentário, vídeo, artigo ou livro sobre sexo pago em geral (prostituição, produção e venda de material pornográfico), você me indica e ganha um pirulito, fechado? :)

Um comentário:

Tatáus disse...

And that's why biiiirds do it! Beeees do it! Even educated fleeeeaaaaas do it! Let's do it! Let's fall in love!

(Sorry, não tenho nenhuma indicação bibliográfica, mas repasso quando encontrar.)