domingo, 5 de setembro de 2010

Ontem, além do flan de coco (que já acabou), eu também fiz uma carne ensopada que deveria ter sobrado para o almoço de hoje, mas que acabou ontem mesmo com o casal de piratas somalis bebendo caipirinha de kiwi e veno Harry Potter na HBO.
Comprei um pedaço lindo de miolo de acém no Mister Boi (finalzinho da Silviano Brandão), que para mim tem as melhores carnes de BH. O açougueirolimpou e picou e eu separei em 2 pacotes de mais ou menos 800g. Peguei uma das porções e temperei com 1 colher de sobremesa rasa de sal, 3 dentes de alho picados e 1 pedaço de gengibre do tamanho de 1 dente de alho também picado.
Esquentei um fio de óleo (uso sempre de girassol) na panela de pressão e deixei a carne selar. Quando já tinha pegado uma corzinha, coloquei 1 lata de tomates pelados, umas 8 azeitonas sem caroço fatiadas, 1 cebola grande cortada em pétalas e cobri a carne com água quente. 25 minutos depois, lá estava a carne já cozida. O tomate, o alho, o gengibre, a cebola e as azeitonas formaram um caldo muito saboroso e de ótima "cremosidade".
Acrescentei cebolinha e salsinha picados e estava lá uma carne gostosa, barata, que poderia ter sido acompanhada por arroz e/ou pirê de batatas, mas que foi devorada com pão em frente à TV, num sábado à noite super tranquilo em casa.

Um comentário:

naomi disse...

ô meu pai, parece que tou sentindo o cheiro aqui