segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ah, para complementar, eu exponho porque não apoiei a Dilma.
1. Não apóio candidatos ou partidos que manifestam apreço e apóiam ditaduras que restrigem a iniciativa privada, as liberdades individuais, as livres manifestações do pensamento: Cuba, Irã, Venezuela.
2. Não apóio candidatos coordenados e ladeados por Antônio Palocci, José Dirceu, José Sarney.
3. Não apóio um partido cujo líder preferiu adotar uma postura de "não vi nada, não sei de nada" diante de escândalos pavorosos de corrupção.
Acho, sim, que o governo que ora se finda fez grandes coisas pelo país, baseado em uma economia que vinha se fortalecendo há 8 anos.
Acho que o Bolsa Família, que foi criado pelo Senador Cristóvam Buarque, então governador do DF e consolidado pelo Governo FHC, foi ampliado a alcançou uma grande parcela muito pobre da população. Conheci famílias que não passaram fome devido à mixaria recebida, mas acho que isso é um band-aid numa ferida grande. O problema social do país não se resolve com 70 reais por mês.
Para mim, o grande projeto inclusivo do PT foi o PROUNI, que permitiu o acesso de pobres à universidade sem demagogias ou escolhas pela cor da pele, mas esta questão é um paliativo que deveria ser extinto, com a criação de novas universidades públicas e mais vagas nas que já existem.
De outro lado, faltou investimento em infra-estrutura básica. O norte e o nordeste do país continuam sem saneanento básico e sem saúde. O sudeste continua com estradas vergonhosas e sem ampliação da malha ferroviária. O norte continua esquecido em sua totalidade.
Eu espero sinceramente que a presidente eleita seja sábia e se cerque de técnicos competentes, que possam suplantar a politicagem em nome de um projeto que de fato faça melhorar o país. Desejo sinceramente que as convicções pessoais dela não sejam suplantadas pela manipulação do partido e da base aliada. Espero de todo o coração que as decisões sejam tomadas observando-se integralmente o que diz a Constituição Federal e que a corrupção não seja ignorada.
Boa sorte para nós.

Um comentário:

naomi disse...

25 anos de democracia, nós temos. um processo que vem se solidificando aos poucos a partir de sarney, collor, itamar, fhc e lula, cada um com sua cota de erros e acertos. o que me assustou foi o pragmatismo reinante de um princípio simplista que, em outras palavras, remete a maluf: "rouba mas faz".

enfim, boa sorte.