sábado, 1 de janeiro de 2011

Ontem eu errei a mão na dosagem alcoólica e amanheci mal. Na verdade, eu entardeci, porque acordei depois do meio dia. Alguns litros de chá verde depois, cá estou, semi recuperada.
Tá fazendo um friozinho em Belorizonte, e me deu vontade de comer pão fresco. Fazer pão é algo que me agrada muito, apesar de os meus no quesito "modelagem" serem uns frankensteinszinhos, feios de dar dó. Não dá trabalho nenhum, suja pouca vasilha e, além do mais, carboidrato é vida.
Eu uso máquina de pão há 2 anos e gosto muito; não foi um eletrodoméstico que ficou criando poeira, como a máquina de sorvete (grade fiasco do ano) e o desidratador. A minha é simples, modelo Panini da Britânia e faz pães pequenos, de 450g aproximadamente. No início, eu usava a máquina para assar o pão, mas tirar aquele bloco de dentro da forma era muito, muito complicado. Um dia resolvi preparar apenas a massa (que fica excelente, fermentada na temperatura adequada) para assar no forno, e deu super certo.
O pão de hoje foi preparado assim:
1 copo medida de farinha de trigo comum
1 copo medida de farinha de grano duro (farinha de semolina)
1 ovo dentro do copo medida, completando com leite morno até chegar a 0,5 cm da borda
1 colher de chá* de açúcar (*unidade maior da colher medida)
1 colher de café* de sal (*unidade menor da colher medida)
1 colheres de café* de fermento biológico seco
1 colher de chá* de azeite
1 colher de chá* de alho em flocos
1 colher de chá* de orégano seco
1 e 1/2 colher de chá* de parmesão ralado
Você põe na máquina, na seguinte ordem: ovo com leite, açúcar, fermento, farinha, azeite, sal, alho, orégano e o parmesão, liga na função "massa" e deixa ela fazer o trabalho pra você. Quanto estava pronto, eu dividi a massa em 4 partes, fiz pães redondos e deixei mais 4o minutos no forno desligado, crescendo de novo. Após isso, assei por uns 20/25 minutos em forno a 180 graus, ou até corar por cima. É o tempo de preparar um café e arrumar a mesa, cara pálida.
Se você não tiver máquina, pode fazer a receita assim mesmo, substituindo a medida do copo por xícara de chá, e as demais como explicado. Misture bem os ingredientes numa superfície como uma mesa ou mesmo a pia da cozinha (se estiver limpa e seca, claro) e sove a massa por uns 10 minutos. Deixe repousar dentro do forno (desligado, cara pálida) e após 40 minutos, sove a massa de novo. Deixe crescer por mais 40 minutos e molde no formato desejado. Novo repouso no forno desligado por mais 40 minutos, e depois asse normalmente até adquirir uma cor dourada.
Confesso que este foi um dos melhores pães que já fiz. A massa ficou bem aerada, muito leve mesmo, e acho que foi por causa da farinha de grano duro, rica em gluten (se você não tiver, faça com 100% de farinha comum, fica bom também). O queijo ficou muito discreto para o meu paladar, na próxima vez vou colocar um pouco mais. Rende 4 pães de tamanho padrão, para lanche, que dariam para 4 pessoas civilizadas, ou 2 ogros, como aqui em casa.
Esta receita é básica, e você pode trocar os condimentos por outros, como manjericão, alecrim, passas (hidrate por 10 min em água quente e escorra antes de colocar), linhaça, castanhas, bacon torradinho e por aí vai. Se não gostar de nada disso, pode fazer uma massa neutra, simples, aumentando um pouco a quantidade de sal (mais 1/3). Pode ser feito também pãezinhos menores, para servir de acompanhamento para torradas, queijos, azeite, etc.
Faz aí e me conta.

Nenhum comentário: