quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A minha vida, neste momento, se divide entre antes e depois do dia 15. Ontem eu recebi um diagnósitco de dois problemas crônicos.
Um é da falência da minha tireóide por doença auto-imune chamada Tireoidite de Hashimoto. Em resumo, meu corpo produziu anticorpos que a destruíram. Isso explica porque eu engordei 10 kg esse ano; simplesmente meu metabolismo parou. Também explica as crises de tristeza, o desânimo, o inchaço nas mãos, a diminuição da libido.
O outro é a resistência insulínica. Eu estou produzindo insulina demais; é um quadro de pré-diabetes. O médico disse que o processo da diabetes tipo 2 já se instalou no meu corpo, agora é uma questão de tempo.
Para os dois casos, dieta, atividades físicas e medicamentos são indispensáveis para que eu consiga pelo menos reverter os quadros agudos, porque os crônicos no máximo eu consigo manter sob controle.
Eu fiquei desesperada ontem. Demorei horas para chegar em casa. Na verdade, acho que nem queria chegar. A perpectiva de ter um relógio desfavorável dizendo "você terá diabetes" é muito ruim. Chorei muito, e ainda por cima, sozinha. Disparei telefonemas, e tive uma conversa muito boa com @tatals que me deixaram mais aliviada. Hoje acordei com o maxilar travado, devo ter rangido os dentes a noite toda.
No momento, a prescrição de medicamentos é composta por hormônio T4, um medicamento para acelerar o metabolismo e outro para a resistência insulínica. Teoricamente, o T4 é para o resto da vida, os outros ainda não sei. Em 30 dias tenho que repetir todos os exames.
Sei que estou sendo dramática. Sei que no mundo todo zilhões de pessoas convivem com doenças crônicas. Sei que sou jovem e forte, e posso superar isso. Sei que podia ser pior. Sei que os remédios farão efeito, que a dieta é obrigatória, que eu posso melhorar e a diabetes nunca aparecer. Sei um monte de coisas, mas, nesse momento, só eu sei o que estou passando.
Agradeço de coração ao apoio que recebi, à dica da (certeira, hein?) e tudo o mais. Nesse momento, acho que preciso de tempo para processar a informação de forma mais correta.
Bola pra frente.

6 comentários:

Priskka disse...

Não acho que você esteja dramatizando de forma alguma, acho que você é uma pessoa muito forte, por estar enfrentando tão bem tudo isso.
Conheço pessoas que possuem esse mesmo problema que você, da tireóide, e conseguem viver normalmente. Não entre em pânico porque é administrável. E é mais normal do que se imagina.
Quanto à diabetes, que susto hein? Agora é se cuidar, menina! Estando bastante atenta, acredito que é possível, sim, que você possa reverter esse quadro. Fé remove montanhas e vou rezar por vc, para que vc consiga ultrapassar essas pedras no seu caminho.
Beijos e te desejo tudo de bom!

Eu disse disse...

Dri, volto a dizer o que twitei: fiquei preocupado... e muito! Me assusta saber que você esteja passando por isso. Fico mais preocupado ainda por saber que estamos longe e que nessas horas, todo o apoio é imprescindível. Sei o quanto você é forte, o quanto você luta por tudo e tira força de onde menos se imagina, mas ainda assim, é uma situação extremamente complicada. Mesmo longe, espero que saiba que estou às ordens. Para qualquer coisa!
Beijão e que Deus te abençoe.

LuMa disse...

Seus amigos acima já disseram tudo por mim. Compreendo o choque, e para se livrar disso, só abrindo um berreiro. Fale o que quiser, grite o que quiser, pois passado isso, chega a calma, e a razão começa a ocupar seu posto novamente. E aí vc já sabe o que fazer. Forças, Adrina, e retome a cabeça. Tem uma aqui do outro lado do oceano torcendo por vc!

Adrina disse...

Amo vocês, viu?

rnt disse...

meu bem, tô sem infernet faz 3 dias e atrasada pra uma confraternização, mas digo (rapidamente, numa primeira leitura do seu post)o seguinte: tive - tenho - essa merda de hashimoto. tenho tudo isso. não achei médico que preste pra cuidar disso até agora. faz 4 anos.tomo puran t4 112mg todos os dias.


mas, ó, comecei acupuntura não tem 6 meses e a coisa começou a regredir, a melhorar.

vamos conversar mais sobre isso. uma apóia a outra, e bora pra briga. primeira vez que encontro alguém que descreve meus sintomas ingual quinem eu.

temos que botar as idéias em ordem e procurar um tratamento sampa-bh que nos resolva a vida.

não desanime. força!
bjo.

Adrina disse...

Fofos, fofos, fofos. ;)