domingo, 20 de novembro de 2011

Olá, pessoas!
Uma das coisas que mais faz sucesso no blog são as receitas que posto. Vejo pelas buscas do google que o pessoal põe fé no que eu faço na cozinha, e acho isso muito legal.
Hoje vou postar um dos meus "pratos únicos" preferidos, que geralmente faço à noite para economizar tempo e panelas sujas. Brinquei no twitter mais cedo que é o meu internacionalmente famoso penne com shitake e cebolinha.
Você põe para cozinhar em ágra fervendo com um pouco de sal meia caixa de penne (eu uso Barilla). Paralelo a isso, você lava uma bandeja de shitake para tirar aquelas areias que ficam grudadas, seca com papel toalha, descarta os talos e pica em tiras. Numa frigideira, você põe em fogo médio-baixo uma colher de manteiga e uma ou duas colheres de azeite; assim que a manteiga derreter, acrescente o cogumelo picado, uma pitada de pimenta do reino, outra de noz moscada ralada na hora e mais uma de sal e vai mexendo de vez em quando. Nesse intervalo, se o macarrão já estiver cozido, escorra e volte para a panela, colocando mais uma ou duas colheres de azeite e misturando, para a massa não grudar.
Assim que o shitake estiver macio (coisa de 3 minutos), acrescenta a cebolinha picada o mais fino possível e mistura à massa e... olha que difícil, está pronto. Um pouco de parmesão de qualidade ralado na hora e uma cerveja bem aromática, tipo a Paulistânia Escura, fazem ótima companhia.
Taí o seu (meu) jantar de domingo. Faz aí e me conta.

Nenhum comentário: